PELE OLEOSA E A ACNE SOLAR

Olá!!!!!

Não é de hoje que cuidados com a pele é um dos meus assuntos favoritos, por isso trago para vocês este tema pouco falado que é a ACNE SOLAR! Isso mesmo!

O protetor solar é um item de extrema importância na rotina de cuidados para evitar uma série de danos que podem ser causados pela exposição ao sol, como queimaduras, manchas, fotoenvelhecimento e também câncer de pele. Entretanto,  é também comum que outro problema ocorra em função da exposição excessiva ao sol, a acne solar; as espinhas normalmente não são associadas a este fato, mas dermatologistas apontam que a acne solar é mais comum do que se pode imaginar, ela é provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso do filtro solar e da própria radiação solar.

como funciona?

Segundo especialistas, a acne solar está ligada às queimaduras provocadas pela radiação. O sol aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, o que acaba piorando a acne. O problema tende a se intensificar no verão  quando há uma maior exposição solar,  e a acne solar costuma atingir áreas do corpo como rosto, pescoço, ombros, tórax e costas.

Como evitar?

Tendo em vista que estamos em um país tropical, o cuidado vale para o ano inteiro, mas deve ser intensificado nos períodos mais ensolarados, e o nosso maior aliado com certeza é o filtro solar! Este por sua vez é o principal aliado na prevenção deste tipo de acne, além do mais ajuda a proteger o corpo e o rosto dos outros efeitos nocivos da radiação. No entanto, é importante que os dermocosméticos utilizados tenham fórmula livre de óleo para que não agrave o problema. Procure produtos com textura gel, gel-creme, sérum ou toque seco que sejam rapidamente absorvidas pela pele, e a mantenha sequinha ao decorrer das horas.

quais são as melhores formas de tratar?

Depois de instalada, o tratamento da acne solar é similar ao da comum. O melhor é procurar um dermatologista para que ele analise o caso e indique os produtos adequados para uma rotina de cuidados diários. Alguns dos itens essenciais são gel de limpeza, tônico sem álcool, esfoliante suave e hidratante em gel. Caso haja inflamação, é possível que o dermatologista prescreva antibiótico. Uma dica muito simples, porém, muito importante: não espremer as espinhas é essencial para não provocar marcas e infecções.

Fique atento a estas dicas e evite as tão desagradáveis acnes.

Super beijo e até a próxima!

 

Anúncios

Um comentário sobre “PELE OLEOSA E A ACNE SOLAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s